Comer bastante açúcar ou alimentos com amido faz com que os olhos fiquem mais vulneráveis a degeneração macular ligada à idade.
publicado em 08-10-2007
Geralmente a degeneração macular aparece tardiamente na idade adulta. Ela afeta o centro do olho na retina e pode levar à perda da visão.
Estudos mostraram que comer alimentos ricos em antioxidante podem prevenir a degeneração da mácula, mas comer bastante açúcar ou alimentos com amido que elevam rapidamente a glicose no sangue faz com que os olhos fiquem mais vulneráveis à degeneração macular ligada à idade.
Cerca de 4.100 adultos entre 55 a 80 anos de idade participaram de uma pesquisa alimentar e a mácula de ambos os olhos foram especificamente examinadas em relação à degeneração.
A alimentação foi limitada em 90 tipos diferentes de alimentos e a freqüência, o tipo e o Ãndice glicêmico foram registrados. É importante deixar claro que as pessoas não mudaram a sua alimentação por causa do estudo.
Alimentos com alto Ãndice glicêmico são os açucarados em geral e os com farinha branca enquanto que os legumes, os cereais integrais e os vegetais são exemplos de alimentos com baixo Ãndice glicêmico.
A maioria dos olhos não mostrou nenhum sinal de degeneração macular, mas 602 olhos tinham um estado avançado de degeneração.
As pessoas que fizeram dieta com alimentos de alto Ãndice glicêmico foram os que tiveram degeneração na mácula em pelo menos um olho e esse resultado foi concordante com a idade, sexo e outros fatores de risco dos participantes.
O estudo não foi conclusivo quanto à s causas da degeneração e nem ficou claro se somente a dieta foi a responsável pela degeneração da mácula mas uma conclusão pode ser tirada, a de que degeneração macular de pelo menos 1/5 dos participantes poderia ter sido diminuÃda pela ingestão de alimentos com baixo Ãndice glicêmico.
American Journal of Clinical Nutrition, Vol. 86, No. 4, 1210-1218, October 2007Â
Â
Â