www.dinakaufman.com

Uma caminhada uma a duas horas após uma refeição rica em gordura parece poder proteger os potenciais danos às suas artérias

publicado em 30-04-2007

Um estudo feito pela Universidade de Indiana sugere que ao fazer uma caminhada apenas uma ou duas horas após uma refeição você pode inverter os potenciais danos às suas artérias.O estudo, coincidentemente, segue um outro estudo publicado anteriormente neste mês no jornal da Jornal Americano de Cardiologia, em que os investigadores encontraram que comer apenas um pedaço de bolo de cenoura rico em gordura saturada e beber um milkshake podem reduzir a habilidade do corpo de se proteger contra a doença do coração.A gordura do bolo e o shake parecem reduzir a habilidade do colesterol “bom” do corpo - HDL – de fazer o seu trabalho que é o de proteger a camada interna das artérias das substâncias inflamatórias que promovem a placa de arteriosclerose.De acordo com a pesquisadora, após uma refeição gordurosa, as artérias perdem a sua habilidade de expandir em resposta a um aumento no fluxo sanguíneo. O pico desse efeito dura de quatro a seis horas após comer – justamente o tempo para a refeição seguinte. Então as suas artérias se parecem com as artérias de uma pessoa que sofre do coração.“O período após a refeição é o momento preferido dos pesquisadores de doenças do coração, de diabetes e obesidade”. É o período de estabelecimento do ambiente desfavorável para as artérias. Quando as artérias não estão saudáveis, é o que basta para as doenças do coração, para a resistência a insulina e outros problemas.Para ver se o exercício poderia fazer uma diferença, estudaram oito pessoas saudáveis, cinco homens e três mulheres de 25 anos de idade em três situações.

1- Os que tomaram um café da manhã pobre em gordura (zero de gordura – 940 calorias)
2- Os que tomaram um café da manhã rico em gordura (48 gramas de gordura- 940 calorias)
3- Os que tomaram um café da manhã rico em gordura e duas horas fizeram uma caminhada numa esteira em passos moderados por 45minutos.

Os pesquisadores mediram a pressão sanguínea no fluxo do sangue no artéria braquial do braço, antes e depois de cada fase. A artéria braquial retrata o que está indo para as artérias do coração”. 

Depois da refeição rica em gordura sozinha, a dilatação da artéria braquial caiu de 6 para 4 %. O ideal é que seja cerca de 6 a 10%. Uma escala de 3 a 5% não é boa.

Depois da refeição baixa em gordura, a dilatação foi de 6 a 6.5%, uma leve melhora, mas depois da refeição rica em gordura seguida do exercício, foi de 6 para 8.5%. Os resultados deste estudo mostram que uma simples caminhada não somente pode conter a disfunção endotelial depois de uma refeição rica em gordura, mas também é capaz de aumentar o fluxo de sangue na artéria braquial em adultos jovens.

Os pesquisadores foram claros ao dizer que, os resultados não são incentivo para a dieta rica em gordura e que novos estudos precisam ainda ser feitos para observar o resultado entre os homens e as mulheres e também com adultos não tão saudáveis.

The effect of acute exercise on endothelial function following a high-fat meal. European Journal of Applied Physiology Volume 98, Number 3 / October, 2006

Indique esse texto à um amigo
Copyright 2006, Dra. Dina Kaufman. Todos os direitos reservados.